Curso de Introdução à Informática - Linux Educacional

link alternativo: http://goo.gl/e0RaIi
AULA 01 e 02: 

- Conceito de Sistema Operacional e Periféricos
- Acessando o computador: Usuário e Senha, tecla Num Lock
- Definição de Hardware e Software (Apres. slides)
- Exercício sobre o assunto. 
- Correção dos exercícios. 
- Conceito de área de trabalho, ícones e pastas


Introdução

Informática: É a ciência que estuda o tratamento da informação.


Sistema Operacional: é o responsável pelo bom desempenho do computador, sem o sistema operacional não temos a possibilidade de usá-lo. Não iria adiantar termos o equipamento sem termos o sistema operacional. É necessário os dois para o computador funcionar. É ele quem administra todas as tarefas do computador como: controle das unidades de disco, impressora, monitor, etc. É sobre ele que nós instalamos todos os drivers: vídeo, impressora, scanner, placa de som, modem, câmera de vídeo, etc.

Exemplo de Sistemas Operacionais: Windows 8, Windows 7, Windows Vista, Windows XP, Windows 2000, Windows 98, Windows 95, Dos, várias versões do Linux, entre outros.

CPU: Unidade Central de Processamento.

Os componentes “físicos” do computador, necessários para o funcionamento do Sistema Operacional, estão instalados dentro do gabinete, que geralmente fica ao lado ou abaixo do monitor, vejamos:

Processador: É cérebro do computador, é nele que tudo é processado. Ele é quem recebe as informações, processa e depois devolve, isto é, o resultado de cálculo matemático, você digita um cálculo e o processador processa e mostra o resultado no monitor.

Memórias: Existem 2 memórias: a ROM e a RAM.
A ROM já vem de fábrica, é uma memória apenas de leitura é nela que vem gravado o Setup, é através do Setup que definimos vários procedimentos, tais como: detectar os discos rígidos (HD), a data do sistema, a seqüência que o computador vai procurar o Boot.

A RAM significa memória de acesso aleatório. Tudo que é digitado, antes de ser salvo fica armazenado na memória RAM, assim que o computador é desligado esse conteúdo é apagado. Se o computador desligar antes de salvar o texto, todo o trabalho é perdido pois foi apagado da memória RAM.

HD: Significa Hard Disk, Disco Rígido, antigamente era chamado de Winchester, é nele que fica guardado todos os programas instalados no computador. É conhecido e visto, através do Windows, (ou outro sistema operacional) como unidade C:

Drive: São as unidades de armazenamento que são:
- Disquete: visto como: Disquete de 3 ½ (A): (Atualmente já não é mais necessário este drive, por tão pequeno o tamanho de armazenamento: 1,44 mb)
- HD: visto como: Disco local (C):
- CD ou DVD: visto Unidade de CD (D:) ou Unidade de DVD-RAM (D:)
- Drive Zip: visto como E:
Obs.: Se houvessem mais unidades de armazenamento, estas seriam vistas pelos nomes F: G: H:, e assim por diante.

Chip: É uma pastilha de cilício, nele ficam armazenados milhões de dados.

Cooler: É um miniventilador, responsável por resfriar o processador e a fonte de alimentação de energia.

Flat Cable: São os cabos flats, são responsáveis pela comunicação de dados entre os drives e a placa mãe.

Nobreak: São equipamentos responsáveis por segurar a energia quando ela acaba, através de uma bateria, localizada dentro do nobreak, deixando o computador funcionando por alguns minutos.

Hub: É um aparelho responsável por fazer a comunicação entre vários computadores, possibilitando o compartilhamento de informações e de impressora.

Atividade de Execução 1
Vamos ligar o computador? 
 
Acostume-se a sempre ligar primeiro o estabilizador, dispositivo destinado a proteger seus equipamentos contra interferencia e variaçoes nos niveis de tensao da rede eletrica.
Só entao localize o simbolo da energia e clique no botao de liga/desliga no gabinete e no monitor.

Atividade de Execuçao 2
Para podermos utilizar o computador, precisamos entrar com um Login. O que é o login?

Login: Conjunto de caracteres solicitado para os usuários acessarem algum sistema computacional. Pode conter letras e números para a liberação do acesso.
Então devemos fazer assim:
Digitamos o login que é o nome do Usuário e a senha (não use acentos, pontos, virgulas e nenhum outro caracter que não seja letra e/ou números).

Exemplo: Usuário:  Aluno 01 
                 Senha: Aluno 01


Vamos fazer os exercícios: (Parte 1)



Vamos fazer os exercícios: (Parte 2)



Sistema Operacional Linux

Visão Geral:
Todo computador precisa de uma via de comunicação entre ele e o usuário. Essa via de comunicação básica se chama Sistema Operacional. O Linux é um sistema operacional criado para facilitar a comunicação entre o usuário e o computador.
"Linux" é o termo geralmente usado para designar qualquer sistema operacional que utilize o núcleo Linux. Foi desenvolvido pelo finlandês Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix. O seu código fonte está disponível sob licença GPL para qualquer pessoa que utilizar, estudar, modificar e distribuir de acordo com os termos da licença.
     Inicialmente desenvolvido e utilizado por grupos de entusiastas em computadores pessoais, o sistema GNU/Linux passou a ter a colaboração de grandes empresas, como a IBM, Sun Microsystems, Hewlett-Packard  (HP), Red Hat, Novell, Oracle, Google, Mandriva e a Canonical.
    Apoiado por pacotes igualmente estáveis e cada vez mais versáteis de aplicativos para escritóio (LibreOffice; BrOffice, por exemplo) ou de uso geral, por programas para micro e pequenas empresas gratuitos(projeto GNU) mas que em nada ficam a dever aos seus concorrentes comercializados, e interfaces gráficas cada vez mais amigáveis como o KDE e o GNOME, o núcleo linux, conhecido por sua estabilidade e robustez, tem gradualmente caido no domínio popular, encontrando-se cada vez mais presente nos computadores de uso pessoal atuais. Há muito entretanto destaca-se como o sistema operacional preferido em servidores de grandes porte, encontrando-se quase sempre presente nos "mainframes" de grandes empresas comerciais e até mesmo no computador mais rápido do mundo, o Tianhe-I, chinês.
fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Linux


Alguns termos usados no decorrer do curso básico de LINUX EDUCACIONAL:


ÁREA DE TRABALHO: Tela inicial do LINUX, onde aparecem a Barra de Atalhos, o Botão INICIAR e os ícones.
ÍCONES: Representam graficamente pastas, arquivos ou programas no computador. São pequenas figuras, ou seja, atalhos para iniciar os programas disponíveis.
PASTAS: Divisões que se faz no disquete ou no disco rígido para melhor organização dos arquivos e programas.
ARQUIVO: É o produto de trabalho de um usuário no computador. Ex: Texto digitado, criação de um desenho, foto digitalizada, planilha de dados, slides, etc.
BACKUP: Cópia de segurança dos arquivos de trabalho armazenados no disco rígido (também conhecido como: HD que significa Hard Disk ou Winchester).

Ao iniciar aparecera uma tela semelhante a esta:




AULA 03 e 04:  

- Definição dos ícones existentes na área de trabalho e barra de atalhos.
- Uso das barras Edubar e Domínio Público.
- Criação de pastas na área de trabalho.
- Usar o lixo para excluir e restaurar arquivos
- Uso do Adept para adicionar e remover programas
- Configuração do sistema: Uso do mouse
                                      Modificando a aparência da área de trabalho
- Uso do mouse/teclado/Janelas (revisão)
- Uso do Kolourpaint
- Como salvar arquivos. Uso do Salvar Como  



 Esse conjunto de ícones está presente apenas no Linux Educacional. E refere-se a programas e ferramentas de produtividade desenvolvidos especialmente para atender às necessidades das escolas públicas. Nesse conjunto temos:

 
   Estes  ícones podem ser diferentes (mas com as mesmas funções), caso você esteja utilizando um Sistema diferente do Linux Educacional.


Ao clicar em Menu Sistema
             e logo em Pasta do Usuário:
  Temos a seguinte tela:


    Pasta dos Usuários: Permite a organização dos arquivos do usuário, inclusive com a criação de subpastas.

 
    Mídia de Armazenamento: Mostra-nos o drive de CD/DVD, o disco local e o(s) Pen drive(s).

Uso do Mouse:

Ele é usado para MOVER, SELECIONAR, CLICAR OU ARRASTAR um objeto.

Vamos ao seu uso com a atividade abaixo:

Atividade de Execução nº 3

Vamos CRIAR NOVA PASTA  NA ÁREA DE TRABALHO


a) Clicar numa  área livre da área de trabalho
b) Clicar no botão direito do mouse uma vez
c) Opção CRIAR NOVO → PASTA
d) Digitar o nome na pasta (Curso Extra Classe) e tecle em OK
       
 Obs.: O processo é o mesmo para criação em qualquer local, seja na área de trabalho ou  em qualquer subpasta. Você verá uma pasta com as iniciais LE e o nome da pasta que você digitou. Ex: Foi criada a pasta Curso Extra Classe.

           
  Modos de Abrir uma pasta:

a) Clicar sobre a pasta e usar a tecla Enter (simbolizada por uma seta para a esquerda)
b) Fechar clicando no botão X

 ou Abrindo pelo mouse:
a) Duplo clique com o botão esquerdo (sempre que deseja abrir uma pasta ou documento).
b) Fechar clicando no botão X

  O botão SCROLL, faz a rolagem do texto (possui a mesma função do pageup e pagedown)


 Atividade de Execução nº 4

 Vamos renomear a Pasta criada

   Basta clicar com o botão direito sobre a pasta / ir até a opção Renomear
   e digitar o novo nome:
   Vamos digitar: Turma 01 (Seu nome) Tecle Enter (ou turma 02, 03, 04 etc...)



 Atividade de Execução nº5

    Vamos enviar esta pasta para a lixo. 


    a)  Clicar no ícone do Lixo,
         

b)  Clicar na opção: Abrir em uma nova Janela
c)  Clicar sobre o documento que se quer restaurar Ex:
 (Turma 01 - Seu Nome) COM O BOTAO DIREITO DO MOUSE) e ir até a opção RESTAURAR. Feche a pasta Lixo.
Veja que a pasta retornou para o seu lugar. 


Obs.: Quando quiser  Esvaziar lixo:

Clicar uma vez no ícone Lixo
Clicar no botão esquerdo do mouse uma vez
Opção Esvaziar Lixo





Para digitar e introduzir informações no sistema que gerencia o programa editor de texto que vamos usar, você precisara utilizar o teclado, que possui teclas com letras, números e outras funções especiais.

   
Tecla
Função
SHIFT
Insere letra maiúscula e outros sinais gráficos
ENTER
Envia informação ao sistema. Há duas teclas Enter no teclado.
CTRL
Acionado junto a outras teclas pode ter função especial.
ESC
Abandona um programa ou volta a situação anterior
BARRA DE ESPAÇO
Dará espaço entre as palavras
BACK SPACE ou (seta para esquerda)
Apaga o carácter (letra/numero) a esquerda do cursor
DELETE
Apaga o carácter (letra/numero) a direita do cursor
PAGE DOWN
Visualiza o conteúdo da página a baixo
PAGE UP
Visualiza o conteúdo da página a cima
CAPS LOCK (OU Fixa)
Altera a fonte para caixa alta ou Maiúscula
NUM LOCK
Ativa o teclado numérico
Alt Gr
Ativa a 3ª letra exposta na tecla.

Como fazemos para digitar palavras acentuadas?
  
    Acento grave: Digita-se o acento depois a letra.

   Acento Circunflexo: Pressiona SHIFT junto a tecla do acento circunflexo, depois a letra que receberá o acento.
  
   Crase: Pressiona SHIFT junto a tecla do acento da crase, depois a letra que receberá o acento.    

  Que tal aprender a posicionar os dedos no teclado? Fonte: http://www.rc.unesp.br/ics/digitacao.html


Adept:
Clique em Iniciar/
Adicionar e Remover Programas:
 (Adept) Como o próprio nome já diz, esta opção permite a inclusão ou remoção de programas. Mas para isto é preciso logar no sistema com a senha de Root.

 Configurações do Sistema: É através deste item tão importante do Linux que fazemos as alterações necessárias para um desempenho mais personalizado do Linux, como alteração do mouse (para destros e canhotos), modificar como será visto a aparência da área de trabalho,  administrações do computador, como Data e Hora (precisa senha de root), teclado,   Adicionar impressora, entre outros.



  Atividade de Execução nº6

Vamos praticar!

a) Deixe a tecla Num lock acesa
1- Clicar em Iniciar / Configurações do Sistema:
2 -Clicar em Teclado e Mouse / Mouse 

b) Altere a tela de apresentação do Linux
1- Clicar em Iniciar / Configurações do Sistema:
2 -Clicar em Tela de Apresentação 

(testem as telas existentes, para ver como fica, basta clicar em Testar) 

c)Altere a aparência do Linux
1- Clicar em Iniciar / Configurações do Sistema:
2 -Clicar em  Aparência / Ícones / Crystal SVG (verifique como ficarão os ícones ) Aplicar 


d) Alterar o o botão do mouse para canhoto:
1- Clicar em Iniciar / Configurações do Sistema:
2 -Clicar em Teclado e Mouse / Mouse / Canhoto 
(para alterar para destro faça novamente e altere em Destro)

Agora retornaremos para os padrões do Linux:
a 1) Deixe a tecla Num lock acesa
1- Clicar em Iniciar / Configurações do Sistema:
2 -Clicar em Teclado e Mouse / Mouse 

b 1) Altere a tela de apresentação do Linux
1- Clicar em Iniciar / Configurações do Sistema:
2 -Clicar em Tela de Apresentação / MEC

c 1)Altere a aparência do Linux
1- Clicar em Iniciar / Configurações do Sistema:
2 -Clicar em  Aparência / Ícones / Nuvola / Aplicar 


  Atividade de Execução nº7
 *** Kolourpaint ***
Vamos praticar o botão do mouse utilizando  um Editor de Imagens:
a) Clique em Iniciar / Gráficos / Programa de Pintura / Kolourpaint
b) Deixar os alunos usando os recursos existentes.
c) Faça a bandeira do Brasil
    Como fazer
Crie um desenho utilizando as ferramentas adequadas
Faça um retângulo. (Utilize a ferramenta retângulo, Pinte-o de verde usando a lata de tinta).
Para desenhar o losângulo utilize a ferramenta Polígono, pinte-o de amarelo.
Para a circunferência utilize a Elipse, pinte-a de azul.
A faixa branca será feita usando a Curva
      Digite o texto: Ordem e Progresso

d) Salve o arquivo em sua pasta com o nome de Bandeira Nacional.
( Clicar em SALVAR / Ambientes / Clicar em sua pasta / em localização digite: Bandeira Nacional)
e) Feche o arquivo.

f) Abra-o novamente, vamos fazer uso da Opção Salvar Como:
(Serve para salvar o mesmo arquivo, mas com o nome diferente)
 Vamos alterar o nome do arquivo: Bandeira Nacional para Bandeira do Brasil:
g) ( Clicar em SALVAR / Ambientes / Clicar em sua pasta / em localização digite: Bandeira do Brasil)
e) Feche o arquivo.   

  Atividade de Execução nº 8 

Vamos usar o Editor de Textos e inserir esta figura da Bandeira criada no kolorpaint

Abra-o da seguinte maneira:


Clique em Iniciar / Ferramentas de Produtividade / Editor de Textos - Writer

Vamos digitar o seguinte texto:

Nosso País

(Imagem da bandeira)

Somos aproximadamente 193  milhões de pessoas.
Exercemos diversas atividades no campo e cidades.
Banhado pelo Oceâno Atlântico, com um relevo diversificado, muitas áreas de florestas, rios de águas cristalinas, rico em espécies animais e recursos minerais, dividido em várias regioes. 
Reunião de etnias...
Esse é o nosso país!!! 
(seu nome e turma)

O que fazer: 

a) Formatar o título na fonte: Impact, tamanho 18, cor Azul.
b) Inserir a figura da bandeira, entre  o título e o texto.
c) Insira parágrafos corretamente, título centralizado e o texto com parágrafos de aprox. 1,5 cm. 
d) Formatar o corpo do texto em: Arial Narrow, tamanho 14, cor verde.
e) Salve o arquivo com o nome: Nosso País em sua pasta criada durante o curso.



  Atividade de Execução nº 9

Vamos usar o Editor de Textos e inserir uma imagem pesquisada no google imagens, referente ao nosso planeta Terra

Abra-o da seguinte maneira:


Clique em Iniciar / Ferramentas de Produtividade / Editor de Textos - Writer

Vamos digitar o seguinte texto:

...O rio que desce as encostas
Já quase sem vida
Parece que chora
Num triste lamento das águas
Ao ver devastadas
A fauna e a flora
É tempo de pensar no verde
Regar a semente
Que ainda não nasceu
Deixar em paz a Amazônia
Preservar a vida
Estar de bem com DEUS.

(Chitãozinho e Xororó)
 
a) Salve o Arquivo  com o nome de Planeta Azul (seu nome e turma) em sua pasta, 
b) Inserir a imagem pesquisada sobre o planeta terra. (Na internet assim que encontrar a imagem, clicar no botão direito, clicar na opção Copiar  Imagem / Colar), no editor de texto, botão direito Copiar / Colar.
c) Digitar o texto acima, após coloque o título centralizado
d) Formatar o título na fonte Lucida Comics Sans, tamanho 18,  cor Azul
e) Formatar o corpo do texto na mesma fonte do título, tamanho 12, cor Verde, coloque a palavra DEUS em negrito
f) Ao final do texto, formate a fonte  dos autores em Times New Roman, tamanho 10, itálico, Cor Azul
g) Salve o arquivo novamente. 

  
  Atividade de Execução nº 10 
1-      Uso dos recursos Editar / Copiar , Editar /Colar, desta figura, que já se encontra gravada no seu computador para o  Editor de Textos Writer. Você fará a edição do término desta história aplicando  a formatação de fonte, inserção de cor e  parágrafo (centralizar, justificar). Salve em sua pasta.




O que é o BrOffice Impress


É um programa destinado a criação e edição de apresentações multimídia.  Apresentação para ser exibida em telão com projetor, utilizado em reuniões, palestras e apresentações em geral.
 

Iniciando o Impress:

 ACESSO: Clique em  Iniciar /  Ferramentas de Produtividade / BrOffice Impress/

                                                   Modelo de Slide

Crie uma apresentação contendo um slide, de acordo com o modelo acima:
Siga os seguintes passos:
1Observe a Janela  1 que se abre, já está marcado Apresentação Vazia,  clique em:PROXIMO
Na Janela 2, no item:Selecione um modelo, clique em Tons Suaves e Clique em PRÓXIMO
Em Efeitos: cliquem em Apagar para cima. Clique no botão CRIAR
a) Escolha o Layout (Titulo e texto):


 ** INSERINDO TÍTULO

2  a) - Clique em Exibir / Barra de Ferramentas / FontWork / Wordart /


3- Escolha entre as Fontwork  existentes,  clique sobre ela e clique em OK.
2 cliques na palavra Fontwork para habilitar a digitação, utilize a tecla Backspace para poder digitar  o  texto desejado, então digite: (SEU TÍTULO). Clique em qualquer lugar da área em branco para aparecer seu texto.
Clique sobre ela e arraste até a parte superior do slide, no centro, aumente o tamanho do Fontwork, para isto basta clicar nas alças de redimensionamento e arrastar até o tamanho desejado.

 *** INSERINDO IMAGEM
     
4 - a) Clicar no Menu INSERIR / FIGURA/ DE UM ARQUIVO (ao encontrar clique sobre ele, clique sobre o botão ABRIR) arraste a figura e redimensione o tamanho  da figura)
    
      b)  Selecione a figura desejada e arraste-a para o centro da sua apresentação.


  ** INSERINDO SUBTÍTULO

5  a) – Na caixa onde está escrito: Clique aqui para digitar texto. Clique e comece a fazer seu slide. Você poderá alterar a fonte e o tamanho da letra posteriormente. Até mesmo colcar cor de fundo, caso queira.(Basta dar 2 cliques no retângulo em volta do texto, até ficar com as extremidades vermelhas) Você poderá escolher Cor, GRADIENTE, HACHURAS E BITMAP´S.


** INSERINDO TRANSIÇÃO DE SLIDE

6 a)  - Clique no Menu Apresentação de Slide / Transição de slides

    b) – Em Aplicar aos slides selecionados clique na opção:
           Apagar para baixo
           em Velocidade:  Média / OK
           em  som: Curve

    c)  - Em Avançar Slide clique em:
           Automaticamente após:
           marque em 5s
           em Velocidade:  Média / OK


 ** INSERINDO ANIMAÇÃO PERSONALIZADA

7 a)  - Clique sobre o título – Clique no Menu Apresentação de Slide /Animação Personalizada

    b) - Clique no botão Adicionar
          escolha: / Surgir
           em Efeito: (iniciar / direção / velocidade)
                 Iniciar: clique em após anterior   
                em Velocidade:  Média / OK

    c)  - Clique sobre o subtítulo
           Clique no botão Adicionar
           escolha / Venezianas
           em Efeito: (iniciar / direção / velocidade)
                 Iniciar: clique em após anterior   
                em Velocidade:  Média / OK

  d)  Clique sobre a imagem inserida
           Clique no botão Adicionar
           escolha / Venezianas
           em Efeito: (iniciar / velocidade)
                 Iniciar: clique em após anterior   
                em Velocidade:  Média / OK

OBS.: Pode-se inserir Efeito de Saída também, basta escolher a Aba Sair em Efeitos Diversos e selecionar da mesma forma que a anterior.

  Você poderá colocar outro som nos outros slides também. Basta seguir o item INSERINDO TRANSIÇÃO DE SLIDES.

8Salve com o arquivo com o nome sugerido pela professora, na pasta com seu nome.....
Clicar no Menu ARQUIVO / SALVAR COMO / clicar em
Ambiente/  clicar sobre a pasta de seu Curso / clicar no botão Abrir /   clicar no campo Nome do arquivo: e digitar: (nome sugerido pela professora) / clicar no botão SALVAR.

9Clique no Menu Apresentação de Slides /  Apresentação de Slides ou telcar F5

10 - Para criar mais  slides: (clicar no Menu Inserir / Slide.)

11-  Digite o que se pede na apresentação. Lembre-se sempre de salvar seu arquivo.
 Para acessar imagens: Pesquise www.google.com.br clique na guia Imagens, copiar imagens, tecle ALT+TAB, clique no local desejado, clique no botão direito, OPÇÃO COLAR.
 SITE DE GIF´S ANIMADOS:  http://www.tonygifsjavas.com.br/
   
Atividade de execução nº 11
Acesse o site:  

http://www.belasmensagens.com.br/oracoes/oracao-do-estudante-535.html

Vamos fazer uma apresentação com a Oração do estudante. Seja criativo e faça slides bem bonitos de acordo com o explicado!

________________________________________________________________

Atividade de execução nº 12


Agora vocês irão fazer uma apresentação de slides de acordo com o texto  abaixo: (Sugestão copiar as imagens também) 

Olhe para trás!
Veja os obstáculos que você já superou.
Veja o quanto você já aprendeu nesta vida
 e quanto já cresceu.

Olhe para frente!
Não fique parado,
levante-se quando tropeçar e cair.
Estabeleça metas, tenha planos
e prossiga com firmeza.


Olhe para dentro!
Conheça seu coração e
analise seus projetos.
Mantenha puro seus sentimentos.
Não deixe que o orgulho, a vaidade
e a inveja, dominem seus pensamentos
e seu coração.


Olhe para o lado!
Socorra quem precisa de você.
Ame o próximo e seja sensível
para perceber as necessidades
daqueles que o cercam.


Olhe para baixo!
Não pise em ninguém...Perceba as pequenas coisas
e aprenda a valorizá-las.




Olhe para cima!
Há um Deus maior do que você,
que te ama muito!
E tem todas as coisas sob seu controle.

 Olhe para Deus!
Perceba a profundidade,
a riqueza  e o poder
da bondade divina.
Sinta esse Deus que olha por você
em todos os dias da sua vida!



Aula 5
Uso da Calculadora 
     Temos a calculadora para uso no Linux. No Linux é possível resolver problemas matemáticos fácil, fácil... Para acessar basta fazer os seguinte:
Clicar no botão Iniciar, Utilitários e Calculadora
  
  Para visualizar casas decimais: clique em Visualizar (escolha em Precisão automática, 2, 3, 8, 15, 50 casas decimais) .

 Podemos visualizar a Calculadora em: Geral, Ponto Decimal Fixo,  Engenharia, Cientifica, Exadecimal, Octal, Binária,
  
  Para limpar os resultados basta clicar em Editar:   Limpar Expressão,
                                                                                      Limpar Resultados,
                                                                                      Limpar Resultados,
                                                                                      Limpar Histórico,
                                                                                      Limpar Variáveis.

    Para mostrar o ponto da casa decimal, basta Clicar em: Preferências / Configurar / Ponto Decimal → Usar ponto
 
   Para limpar a expressão clica-se no X ao lado da área de expressão.
     
    
Símbolo
Equivale a
      *
Multiplicação
      /
Divisão
     +
Adição
      -
Subtração
A tecla Enter tem a mesma função do sinal de igual "="

 Vamos praticar! Abra sua Calculadora !  (Botão Iniciar / Utilitários / Calculadora)

Resolva as expressões: (Lembre-se você poderá usar os símbolos no teclado numérico e teclar enter, como se tivesse clicando no sinal de =)

a)  56890 + 8909 
b)  6798 /  50
c)  89523 x 325
d)  4569 – 1548
e)  (965 + 235) * 25
f )  (2139 – 543) * 156
g)  (658 * 4) / 58
h)  (408 / 8) * 258
i)   89756 + (215 * 65)
j)   (2154 – 568) / 4
k)  12345679 * 72
l)   12345679 * 45
m) 12345679 * 36
n)  Raíz quadrada de 64
o)  Raíz quadrada de 91
p)  (1236 / 24 ) + (34* 25) 



Br Office Calc

O Calc possibilita a criação e edição de planilhas eletrônicas, pois permite:

         Aplicar fórmulas e funções a dados numéricos e efetuar cálculos;
         Aplicação de  formatações (tamanho e cor das fontes),  impressão em colunas, alinhamento
automático, classificação em ordem alfabética, várias funções matemáticas;
        Utilização de figuras, gráficos e símbolos;
        Movimentação e duplicação dos dados e fórmulas dentro das planilhas ou para outras planilhas...

Veja como funciona:


- DEFINIÇÃO E  CRIAÇÃO DE  FÓRMULAS:
v  (Sintaxe e Uso)

 Através de fórmulas, podemos executar operações como: Adição, Subtração, Multiplicação, Divisão, Comparação, Exponenciação e várias outras.

Uma fórmula simples combina valores constantes e operadores. 




ENTENDENDO OS OPERADORES:

Os operadores são usados para especificar a operação: adição, subtração ou multiplicação, etc a ser executada nos elementos de uma fórmula.

Operadores aritméticos:
Executam operações matemáticas básicas. Combinam valores numéricos e geram resultados numéricos.


+
-
*
/
%
^
  
Adição

Subtração

Multiplicação

Divisão

Porcentagem

Exponenciação
 
           Exemplo: A fórmula =4^2*10% eleva 4 ao quadrado e calcula 10% do resultado.

Operadores de Comparação
Comparam dois valores e geram o valor lógico Verdadeiro ou falso.

=
>=
<=
<> 

Igual


Maior que

Menor que

Maior ou igual a

Menor ou igual a

Diferente



Exemplo: =B2<>10 gera o valor lógico verdadeiro  se a célula B2 for diferente de 10, caso contrário gera o valor lógico falso


Operadores de Texto


Une dois ou mais valores de texto, formando um único valor de texto combinado. O símbolo usado para tal operação é o &.

Exemplo: Se a célula B2 contiver o texto “Informática Educativa”, a fórmula = “Projeto ” &B2 gera o valor de texto “Projeto Informática Educativa”.


É possível utilizar a fórmula com os números diretamente na célula, como
= 10+20+30 e teclar ENTER ou

Utilizar referência de outras células na fórmula:  =B5+A4+D3, o valor será totalizado na célula que fizermos a fórmula.
 



Utilizando algumas funções

 

Função SE



Faz teste lógico e depois executa um comando se o resultado for Verdadeiro e executa  um outro comando  se o resultado for Falso

EXEMPLOS: Digite na Célula B10 o valor 14 e na célula B11 digite o seguinte
 =SE(B10<>14;”VALOR NÃO CONFERE”;”VALOR CONFERE”)  retorna VALOR  NÃO CONFERE  se a célula B10 for diferente de 14, caso contrário retorna VALOR CONFERE

Digite na Célula C10 o valor 30 e na célula C11 digite o seguinte
 =SE(C10=30;30*10;30/3) se o valor que estiver na célula C10 for igual a 30 o valor 30 será multiplicado por 10, se não o 30 será dividido por 3.


Média


Retorna a média aritmética dos argumentos:
Sintaxe: =Média(célula inicial:célula final) ou Média(núm1; núm2;....)

Núm1;núm2;... são de 1 a 30 argumentos numéricos para os quais você deseja obter a média.

Os argumentos devem ser números ou nomes, matrizes ou referências que contenham números.No entanto, células com o valor nulo serão incluídos.

Podemos utilizar de 2 formas a fórmula:

Exemplo =MÉDIA (B1:B6) ou =(B1+B2+B3+B4+B5+B6)/6 


Mult


Multiplica todos os números fornecidos como argumentos e retorna o produto.

Sintaxe: MULT(núm1; núm2;...)

Núm1, núm2,... são números de 1 a 30 que você deseja multiplicar.

EXEMPLOS:
Se as células A2 até C2 contiver 5, 15 e 30, respectivamente:

MULT(A2:C2)  é igual a 2.250
MULT (A2:C2;2) é igual a 4.500

Máximo e  Mínimo

Permite buscar o maior e o menor número de intervalo de células. A sintaxe da função Máximo é = MÁXIMO(célula inicial:célula final) e da função Mínimo é =Mínimo(célula inicial:célula final)

 


Atividade de Execução:

Abrir o Calc e digitar a planilha abaixo: Veja que a fórmula quando digitada, você já verá o resultado.

Atividade de Execução 
Digite outra planilha:
Nesta faremos o gráfico conforme abaixo: 









Após fazer esta atividade colocar os nomes em ordem alfabética.


Atividade de Execução

Fazer a seguinte planilha:



Atividade de Execução

Fazer a seguinte planilha: Usar a função: média, mínimo e máximo


Roteiro:



Há outras funções que podemos aplicar: SE

Atividade envolvendo calculos simples:

Atividade envolvendo datas:
 

Abaixo segue um exercício de Revisão para que vocês façam :

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