Curso de Internet


 INTERNET -  O QUE É ?
A Internet é a rede mundial de computadores ligados por todo o mundo, ou seja, são  os computadores interligados, que têm em comum um conjunto de protocolos e serviços, de forma que os usuários a ela conectados podem usufruir de serviços de informação de alcance mundial.

COMO FUNCIONA?

As companhias de telecomunicações permitiram que a Internet se espalhasse por todo o mundo. Elas são responsáveis pelas conexões de altíssimas velocidade que interligam cidades, países e continentes.


Essas conexões são chamadas de Backbones.


As companhias de telecomunicações vendem o acesso a essas conexões para empresas menores, os provedores de acesso, que por sua vez oferecem esse serviço a nós usuários.
 Em alguns casos, as próprias companhias de telecomunicações oferecem esse serviço aos usuários.


A empresa que oferece esse tipo de serviço é chamada de Provedor.

O usuário comum – pessoa física ou jurídica – acessa a Internet através de uma linha telefônica ou via rádio ou a cabo. O provedor está ligado às companhias de telecomunicações e estabelece a conexão do usuário comum às Backbones. Ligando-os ao mundo.
FONTE: Wikipedia



Assista a um vídeo do Youtube sobre a Internet





Equipamentos necessários para conexão à Internet


 Computador – Não há grandes exigências quanto ao tipo de computador.  Mas, para usufruir dos mais avançados recursos oferecidos pela Internet é necessário um computador com mais potência.

Modem – O modem é um aparelho que transforma sinais digitais em sinais analógicos ou vice-versa. A principal característica do modem é sua velocidade. Ela determina a rapidez com que os dados chegam ao computador. É importante que o modem tenha uma boa velocidade. Ele pode ser interno (uma placa instalada no computador) ou externo (aparelho separado).

Linha Telefônica – Muitas pessoas, ainda, utilizam a linha telefônica para se conectar ao provedor e à Internet. Normalmente, as pessoas usam a mesma linha telefônica de casa. Não há necessidade de se ter uma linha especial só para a Internet. Todavia, é importante saber que, enquanto o usuário está navegando na Internet, ninguém pode usar o telefone (para o acesso discado). Mas para banda larga, a linha telefônica não fica ocupada, pode-se usá-la enquanto se usa a Internet.

Provedor – É uma empresa ou instituição que possibilita a conexão com a Internet. Existem vários provedores de acesso à Internet no mercado.


O que é World Wide Web


A World Wide Web é o ambiente gráfico onde navegamos. Esse ambiente possibilita-nos: acesso às imagens, áudio, vídeos e  textos, por ser um ambiente gráfico.

A World Wide Web também conhecida como www ou simplesmente Web foi criada em 1989 e pode ser traduzida como Teia de Alcance Mundial.


Browser, Site, HomePage e links

As informações na Web estão distribuídas em arquivos que se integram para formar um site.
O Site pode ser um conjunto de páginas ou uma única página.

Home page é a página principal de um site. É um arquivo de texto contendo comandos HTML que fica disponível no provedor de acesso à Internet para que usuários do mundo inteiro possam acessá-la. A home page é o ponto inicial onde os visitantes começam a explorar um site Web. É onde determina o estilo do restante do site, é visto também como uma página de introdução e/ou porta de entrada; funciona como uma capa de revista ou manchete de primeira página de Jornal.

Links: São elementos especiais (palavras, frases, ícones, gráficos, encontram-se sublinhados), que quando clicados com o mouse, remetem o leitor a outra parte do documento ou outro documento presente na Internet, isto é, porta de acesso a outras páginas do site ou da Internet.

Browser  para acessar um site precisamos de um programa chamado Browser, ou seja são os navegadores. Os browsers mais usados são o o Google Chrome, Microsoft Internet Explorer 8.0,  e o Mozila Firefox.


ENDEREÇOS DA INTERNET :


Cada site tem seu próprio endereço e é único no mundo. Esse endereço tem a seguinte forma:

http://www.empresa.com.br

Para entrarmos numa página não é necessário digitar http://, o browser já faz isso automaticamente.




http:   (é o protocolo, ou seja Protocolo de transferência de hipertexto)

www: representa que desejamos entrar no ambiente gráfico da Internet;

empresa: Nome da empresa ou instituição dona do site

com: informa que esta empresa é comercial;

br: diz que ela está no Brasil. Não se esqueça de digitar os pontos.

Obs.: http://www.empresa.com.br (...com.br varia conforme Endereços da Internet)

Vamos praticar um pouco! Clique aqui
 
Apresentando o Firefox
                       Identificando os Elementos do Navegador
                  Conhecendo os componentes do Navegador
                  Conceito de navegação em Janelas e Abas.
               Exibindo a página inicial
                  Abrindo uma página Web
                  Acessando o histórico pela barra de navegação.
                  Abrindo uma ligação ( link )
                  Reconstituindo a navegação
                  Parando e recarregando o navegador
               Baixando um arquivo
                  Bloqueando as inconvenientes janelas flutuantes (popups)
                  Utilizando paineis




Pesquisando através do Firefox

ADICIONANDO UM SITE À LISTA DE FAVORITOS

IMPRESSÃO

SALVANDO TEXTOS E IMAGENS

LIMPAR DADOS PESSOAIS

ENDEREÇO DE UM E-MAIL

ENTENDENDO SUBDOMÍNIO


Vamos praticar, fazendo um exercício! Clique aqui 

Como medir a velocidade de sua conexão à Internet?
http://www.minhaconexao.com.br/

Matéria sobre sua velocidade:
Sua internet está lenta faça um teste

Veja também no Speed Test


Para entender a Internet como a conhecemos hoje é preciso saber a sua história.

Segue abaixo um pouco do passado dela para entendermos como tudo isto funciona hoje.

                       Rede e Internet

Adolescentes de hoje, têm Facebook, perfil no Orkut, tem centenas de amigos no MSN, no twiter, tem vários e-mails, entre tantas outras redes sociais. Mandam fotos para seus amigos e parentes...
Podemos resumir um acesso cotidiano assim: Treinam inglês com um amigo (virtual) americano, visita um museu em moskou, consulta a previsão do tempo em Manaus,  envia o resumo da aula para outro amigo, dá palpites sobre música  e consulta um site sobre título de eleitor... e ainda bate papo no MSN, facebook...
Eles  conseguem fazer tudo isto graças a algo chamado INTERNET.

Tem gente que usa a Internet para se divertir,  outros para trabalhar, se informar ou conversar com amigos, a maioria das pessoas usa a Internet para fazer um pouco de cada coisa.
Mas afinal de contas como a Internet consegue fazer tudo isto?
Internet é um conjunto de redes que se comunicam entre si.

A palavra rede serve para designar um monte de coisas. Existe  a rede do gol , a rede para pescar,  a rede para tirar um cochilo, a palavra rede serve para descrever um emaranhado de coisas que se ligam umas as outras.
Pode ser um emaranhado de fios,  de estradas, ou mesmo de computadores.
Uma rede de computadores é formada por  2 ou mais computadores conectados entre si.
Computadores ligados em rede podem se comunicar, compartilhar textos, programas, ou mesmo uma impressora,
Existem redes locais conhecidas como LANS,  elas servem para ligar computadores próximos.

Vamos dar um exemplo de uma família:  são 6 pessoas,  2 cachorros e 1 papagaio falante. A família tem 3 computadores e 1 impressora,  os computadores estão em rede,  os arquivos de fotos da família também ficam em uma pasta compartilhada. Todo mundo tem acesso à lista, não importa de onde e qual computador.
Esta família também podem compartilhar textos, fotos, vídeos e podem usar a rede local para trabalhar juntos.

A Internet é uma rede que permite conectar um computador a outro e começou a surgir na década de 50. Naquela época os computadores só conseguiam fazer uma tarefa por vez, eles eram enormes, caros e ficavam guardados em salas separadas.
Os programadores não podiam trabalhar diretamente no computador, eles tinham que trabalhar manualmente. No final da década de 50, começaram as experiências para permitir que programadores pudessem programar  ao mesmo tempo no mesmo computador. Ainda não era Internet. Mas aquela pequena rede local, introduziu um dos conceitos básicos de toda a rede. A capacidade de compartilhar um computador com vários usuários.

Mas eu diria que a história da Internet começa mesmo em 1957,  quando a União Soviética colocou no espaço o 1º satélite artificial, o Sputnik.
Naquela época o mundo estava dividido em 2 grandes blocos,  os Americanos de um lado, e os soviéticos de outro. Eram os tempos da guerra fria, e um ataque pelo ar era uma ameaça constante, mas o que toda esta história de guerra tem haver com a Internet?
Tudo. Por causa do Sputnik, os americanos criaram a ARPA, (Agência de projetos avançados de defesa) o objetivo era superar os soviéticos no quesito tecnologia.

Uma das tarefas da Agência era criar uma rede com vários computadores que pudessem trocar informações através de conexões independentes, com isso o governo americano queria evitar o risco de perder informações. Caso parte da rede ficasse inativa surgia aí outra ideia básica da Internet, a descentralização. Mas como isso funciona na prática?

A internet é formada por milhares de computadores interligados entre si, para que eles se comuniquem precisam ter uma conexão.  Para ter uma conexão, precisam de um Provedor de Acesso.
Provedores são empresas que garantem o acesso do computador à Internet.
A conexão entre o computador e o resto da rede pode ser feita por linha de telefone, ondas de rádio, cabos entre outros.
A internet não tem dono, nem governo, também não existe computador central, assim como uma pessoa pode usar caminhos diferentes para ir de um lugar para outro, a informação pode chegar  ao destino através de caminhos diferentes. No caso de um cruzamento, uma pessoa pode usar as placas para se orientar e escolher o caminho mais rápido,  no caso da internet este  papel cabe ao Roteador.
Roteadores são uma espécie de computador  especializado em realizar a comunicação entre as várias redes que compõem a Internet.
Ele analisa cada pacote de informação e decide qual melhor caminho até o destino.
Pacote?  Afinal nós estamos falando de computador ou de uma fábrica de biscoitos?
A informação viaja na rede em forma de pacotes, quando uma pessoa manda um e-mail para outra, o roteador divide este arquivo em pacotes, cada pacote tem uma parte da mensagem.
O roteador pode definir um trajeto  diferente para cada uma destas partes.
O computador destino junta todos os pacotes e reconstitui a mensagem original.
Estes pacotes não são de biscoitos, nem de jornais. São apenas códigos matemáticos.

O ser humano precisa de um tradutor que consiga transformar estes pacotes cheios de códigos em fotos, vídeos, etc. É para isto que existe o navegador. O navegador é um software que permite ao ser humano conseguir informações na internet.
A criação do navegador mudou a história da internet . Em 1970 a palavra Internet não existia. A primeira rede se chamava Arpanet. No início reunia apenas 4 universidades americanas.
Tudo tinha que ser feito na base de comandos. Acredite ou não esta rede criou as bases que hoje a gente conhece como Internet.
O nome Internet só começou a ser usado  em meados da década de 80, para designar este conjunto de redes ligadas entre si.
Mas navegar na Internet nesta época ainda era difícil e trabalhoso. Foi aí que um engenheiro britânico teve a ideia genial de organizar esta informação de forma que todo mundo pudesse entender , achar e usar fácilmente. Fou aí que surgir a Word Wide Web, mais conhecida como WEB.
WEB em inglês significa teia. No contexto da Internet pode ser traduzida como rede. Assim como os fios de uma rede se ligam uns aos outros através de nós, as páginas se ligam umas as outras através de links.
Link é um ponto de conexão entre uma página e outra. Toda vez que uma pessoa clica em um link , uma nova informação aparece na tela. O link pode ser uma palavra destacada em uma cor diferente, pode ser desenho,  uma foto,  ou qualquer outro elemento de uma página web.

Usar os links é como pular de um lugar para outro num piscar de olhos.
A Web é uma rede infinita de sites e mais sites, sobre todos os tipos e todos os assuntos imagináveis e inimagináveis.

Deve ser por isso que eles escolheram o verbo navegar  para percorrer este oceano de informação. Apesar disto navegar na Web é uma tarefa bem simples graças ao navegador.

 O 1º navegador da história é obra de Tim Berners-Lee , o mesmo que inventou a web. Em 1993, Marc Andreessen, um jovem americano de apenas 22 anos, criou um navegador mais simples e atrativo, o Mosaic. oHH dfjdfjdfd   Hoje o Mosaic parece uma coisa bem básica, mas na época ele apresentou um grande salto.

Com o Mosaic o número de usuários cresceu rapidamente,  o que impulsionou também o aumento do número de sites,  Hoje existem vários tipos de navegadores. Na essência eles funcionam da mesma forma. Digita-se o endereço e o navegador  acha o site na Internet .

Mas o que acontece no momento do Enter e o momento em que a página aparece na tela? É o maior mistério de todos!  Onde ficam guardadas todas estas páginas?

Todos os dias milhares de pessoas no mundo usam o computador para se conectarem a Internet. Ao estabelecer uma conexão uma pessoa passa a fazer parte de uma rede.
Esta rede está ligada a outras redes, que estão ligadas a outra redes ...

Cada máquina ligada a Internet tem um endereço único  o IP, o endereço IP  típico se parece com este 216. 27 . 61. 137 .

Assim como um endereço serve para localizar uma casa em um bairro em uma cidade, o IP serve para localizar um computador em uma rede.

Alguns destes computadores são conhecidos como servidores. Assim como as imobiliárias costumam alugar apartamentos para abrigar pessoas, o servidor costuma alugar espaço para hospedar sites.

Não existe apenas um servidor, mas vários distribuídos pelo mundo todo. A pessoa por traz deste computador digita uma página, o navegador descobre onde a página está hospedada, ele envia uma mensagem para o servidor solicitando a tal página .

O servidor recebe a mensagem, localiza a página e envia de volta para o navegador.
O navegador recebe a página e transforma comandos  (HTML, php, etc.)  em imagens, textos, vídeos, desenhos,  tudo isto em questão de segundos.
Fonte: adaptado  tvescola