25 de junho de 2012

Bullying

Bullying é um termo em inglês utilizado para descrever a violência física e psicológica praticadas por uma pessoa ou um grupo de pessoas com a intenção de intimidar ou agredir um indivíduo. Essa prática acontecia muito em escolas, mas atualmente migrou para o campo virtual (cyberbullying).  

O site Cartoon Network está com uma campanha denominada Chega de Bulling, Não Fique Calado!
Colabore  nesta campanha, acesse: http://www.chegadebullying.com.br/  e seja mais um a não ficar calado! Neste site é possível assistir aos vídeos, participar de enquetes e ainda aprender várias dicas para não entrar nessa...



Governo de SP usa cartilha e Facebook em ação contra Bullying

Notícia de 13/06/2012 - No portal G1:

"O exemplo dentro de casa é fundamental.  O ensinamento de ética, solidariedade e altruísmo inicia ainda no berço e se estende para o âmbito escolar, onde as crianças e adolescentes passarão grande parte do seu tempo." (trecho da cartilha de bullying)

a) Transcreva algum trecho que achou interessante desta cartilha. 

b) Deixe sua opinião de acordo com o item abaixo, parte integrante desta cartilha:

QUAL A INFLUÊNCIA DA SOCIEDADE ATUAL NESTE TIPO DE
COMPORTAMENTO?

  O individualismo, cultura dos tempos modernos, propiciou essa prática, em que o ter é muito mais valorizado que o ser, com distorções absurdas de valores éticos. 
 Vive-se em tempos velozes, com grandes mudanças em todas as esferas sociais. Nesse contexto, a educação tanto no lar quanto na escola se tornou rapidamente ultrapassada, confusa, sem parâmetros ou limites. 
Os pais passaram a ser permissivos em excesso e os filhos cada vez mais exigentes, egocêntricos.
 As crianças tendem a se comportar em sociedade de acordo com os modelos domésticos. Muitos deles não se preocupam com as regras sociais, não refletem sobre a necessidade delas no convívio coletivo e, nem sequer se preocupam com as consequências dos seus atos transgressores.
 Cabe à sociedade como um todo transmitir às novas gerações valores educacionais mais éticos e responsáveis. 
Afinal, são estes jovens que estão delineando o que a sociedade será daqui em diante. Auxiliá-los e conduzi-los na construção de uma sociedade mais justa e menos violenta, é obrigação de todos.
Nestes slides de uma Professora de São João Del Rei, há um projeto interessante, que podemos aproveitá-lo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos alunos, deixem seus comentários.
Não use caixa alta e por favor revisem seu texto antes de publicá-lo. Não serão aceitos erros de português. Vou moderar a publicação antes de publicá-la.
Bons Estudos! - Vanusa Viana