7 de outubro de 2011

Pesquisando através do Firefox

              Com o Firefox é possível fazer pesquisas diretamente em sítios de busca, sítios de conteúdo  tipo dicionários ou enciclopédias, pesquisar uma palavra ou expressão em uma página e nos paineis “Histórico” e “Favoritos”.


Barra de pesquisa

          Na barra de navegação, existe um campo editável grande que chamamos de barra de endereço.
           Ao lado dessa barra existe uma outra, com um símbolo (geralmente o “G” do sítio Google) e um campo editável. 
            Nesse campo podemos escrever a palavra ou expressão que queremos buscar no sítio selecionável. Conforme digitamos, o programa sugere algumas palavras de buscas mais comuns na Web. Terminada a digitação do termo que se deseja  buscar, basta pressionar a tecla <Enter>.

            Para alterar o sítio, ou seja, a ferramenta de busca, clicar-se na seta que aponta para baixo e está do lado do símbolo da ferramenta de busca selecionada. 
           Fazendo isso, é mostrada a lista de ferramentas de busca disponíveis, como pode ser visto na figura acima.
          Clicando na opção “Organizar”, pode-se alterar a ordem em que as ferramentas aparecem. Além disso, pode-se adicionar outras dessas ferramentas clicando na opção “Mais pesquisas”, dentro do diálogo “Organizar”.


Pesquisando em uma página da Web

        Uma outra ferramenta bastante útil é a busca em uma página.                
         Pressionando as teclas <Ctrl+F>, aparece a ferramenta “Localizar” logo acima da barra de status.

        Como pode ser visto na figura acima, existe um campo onde digita-se a palavra ou  expressão desejada.
    Conforme as letras vão sendo digitadas, elas são localizadas  dinamicamente no texto. 
        Se o conjunto de letras não for encontrado, o campo editável fica vermelho. Quando existem várias ocorrências da seqüência de caracteres digitada, pode-se utilizar os botões “Próxima” e “Anterior” para localizar cada uma delas. 
         O botão “Realçar” permite que sejam destacadas todas as ocorrências no texto em cor amarela. 
         A caixa de seleção com o nome “Diferenciar maiúsc./minúsc.” permite que se restrinja mais ou menos a pesquisa, fazendo diferenciação entre letras maiúsculas e minúsculas ou não.
 
 Pesquisando no histórico e nos favoritos
         Como já foi visto, podemos visualizar o conteúdo do histórico e dos favoritos através de paineis. 
        
         Uma facilidade dos paineis é a possibilidade de filtrar o conteúdo mostrado usando a ferramenta “Localizar”, semelhante àquela mostrada acima, com a peculiaridade de ser embutida já no painel.
  
           Quando se deseja buscar sítios que contenham determinada palavra no nome, basta digitar esse nome no campo “Localizar”. Caso nenhum sítio combine com a palavra digitada, o painel aparecerá vazio.


Dicas: para pesquisa:
Maiúsculas, minúsculas ou acentos interessam? As buscas no Google não são sensíveis a maiúsculas e minúsculas. Todas as palavras, independentemente da forma como forem escritas, serão entendidas como minúsculas. Por exemplo, buscas por "google", "GOOGLE" ou "GoOgLe" trarão os mesmos resultados.

  • Pesquisa de frase ("")
    Ao colocar conjuntos de palavras entre aspas, você estará dizendo ao Google para procurar exatamente essas palavras nessa mesma ordem, sem alterações. A insistência na pesquisa de frases poderá fazer com que você não tenha acesso a bons resultados. Por exemplo, uma pesquisa por [ "Pedro Cabral" ], entre aspas, excluirá páginas que possam se referir a Pedro Álvares Cabral.
  • Pesquisar uma única palavra exatamente como ela é ("")
    O Google emprega sinônimos automaticamente, de maneira que sejam encontradas páginas que mencionem, por exemplo, "catavento" nas consultas por [ cata vento ] (com espaço), ou prefeitura de Porto Alegre para a consulta [ prefeitura de poa ]. No entanto, às vezes o Google ajuda um pouco além da conta, fornecendo um sinônimo quando você não o deseja. Ao colocar aspas duplas em uma única palavra, significa que a correspodência desta palavra deve ser exatamente igual ao que você digitou.
  • Pesquisa em um site específico (site:)
    O Google permite que se especifique de qual site deverão sair os resultados de pesquisa. Por exemplo, a consulta [ iraque site:estadao.com.br ] retornará páginas sobre o Iraque, mas somente dentro do site estadao.com.br. As consultas mais simples [ iraque estadao.com.br ] ou [ iraque Estadão ] geralmente funcionarão com a mesma eficiência, ainda que possa haver resultados de outros sites que mencionem o Estadão. Também é possível especificar um tipo de site, por exemplo [ iraque site:.gov ] somente retornará resultados de sites com domínio .gov, enquanto [ iraque site:.iq ] somente retornará resultados de sites iraquianos.
  • Termos a serem excluídos (-)
    Colocar um sinal de menos antes de uma palavra indica que você não deseja que apareçam nos resultados as páginas que contenham essa palavra. O sinal de menos deve aparecer imediatamente antes da palavra, precedida por um espaço. Por exemplo, na consulta [ couve-flor ]o sinal de menos não será interpretado como um símbolo de exclusão, enquanto que a consulta [ couve -flor ] pesquisará por ocorrências de "couve" em sites que não apresentem a palavra flor. Você poderá excluir quantas palavras desejar, usando o sinal - antes de todas, como por exemplo [ universal -studios -canal -igreja ]. O sinal - pode ser usado para excluir mais do que palavras. Por exemplo, coloque um hífen antes do operador "site:" (sem espaço) para excluir um site específico dos resultados de pesquisa.
  • Preenchimento de espaços (*)
    O asterisco *, ou caractere curinga, é um recurso pouco conhecido que pode ser muito útil. Se você incluir o * em uma consulta, o Google considerará o asterisco como um espaço reservado para termos desconhecidos e tentará encontrar os resultados que melhor corresponderem. Por exemplo, a pesquisa [ Google * ] retornará resultados sobre muitos dos produtos Google (vá para a página seguinte, e para a seguinte -- nós temos diversos produtos). A consulta [ * ganhou oscar de * ] retornará resultados sobre diferentes ganhadores do Oscar. Observe que o operador * funciona somente com palavras completas e não com partes de palavras.
  • O operador OR
    Por padrão, o Google considera todas as palavras em uma pesquisa. Se você deseja que qualquer uma das palavras pesquisadas retornem resultados, poderá usar o operador OR (observe que você precisará digitar OR em LETRAS MAIÚSCULAS). Por exemplo, [ campeão brasileiro 1994 OR 2005 ] retornará resultados sobre qualquer um desses anos, enquanto [ campeão brasileiro 1994 2005 ] (sem OR) mostrará páginas que incluam ambos os anos na mesma página. O símbolo | pode substituir OR. A propósito, o operador AND é o padrão. Portanto, não é necessário.
 Veja mais no link sobre Pesquisas Básicas no Google

       Vamos continuar nossa Aula clique no link a seguir: Adicionando um site a lista de favoritos

Boa sorte e bom trabalho!